sábado, 22 de fevereiro de 2014

Adoro Agatha Christie!

  Sempre que termino um livro dela, acabo pronunciando essa frase. Com algumas variações, claro. As mais comuns são: "Te amo Hercule Poirot!" e " Meu bigodudo belga"(essa sempre seguida de um loooooooooongo suspiro). Mas hoje eu fiquei com 'Adoro Agatha Christie' mesmo. Isso porque o livro que eu terminei é Os 13 Problemas, e não tem Poirot, só Miss Marple. E sair por aí dizendo "te amo, velhinha dos olhos benevolentes e cinzentos" pegaria mal, né? rsrsrsrsrs.
   Mas é a pura verdade. Quem não se apaixona pela Miss Marple? Primeiro que ninguém resiste a uma velhinha simpática que faz tricô e tem olhos azuis. Agora, acrescente a isso o fato de que essa velhinha é uma detetive de vilarejo melhor que todos os Inspetores da Scotland Yard juntos! Aí fica irresistível mesmo.    Mas voltando ao assunto inicial, vim aqui recomendar "OS 13 PROBLEMAS". Se não tiver na biblioteca, pode comprar que vale a pena. Na LPM custa a merreca de R$16,00.  O livro traz à tona mistérios sem solução, com 'fatos verdadeiros, prosaicos e que ninguém jamais conseguiu explicar'. Para solucionar esses mistérios, é criado o Clube das Terças Feiras, que se reúne na casa de Miss Marple, em St. Mary Mead. Uma velhinha simpática, travessa, aparentemente inofensiva, é na verdade, uma detetive de mão cheia. Dona de uma mente muito sagaz, enquanto trabalha com as agulhas, ela escuta cada mistério com atenção, narrados por um escritor, uma artista, um sacerdote, um ex-comissário da Scotland Yard e um procurador.
      
Miss Marple, sempre
 irresistível!
 Eu simplesmente adoro esse livros que tem várias histórias juntas. Os Primeiros Casos de Poirot foi o primeiro livro que comprei, justamente porque tem 18 histórias. Sei lá, parece que quando tem várias histórias em sequência, o livro nunca acaba, é eterno. E se você erra o assassino em uma,tem chance de se recuperar na outra ( o que quase nunca acontece, rsssss). Ao mesmo tempo, temos que ter uma consideração Enorme com Agatha, que se deu ao trabalho de escrever treze histórias para um livro. Fazer uma história, com todos os elementos, detetive, crime, pistas, pistas falsas, personagens cativantes, etc.. já exaspera qualquer um, imagine fazer treze histórias com tudo isso! Tem que ter uma criatividade...
 E é por isso que eu "adoro Agatha Christie". Adoro não, amo. Em 2014 vão fazer dois anos de puro amor entre nós duas rsrsrs :D . Mas o meu amor por Miss Marple é recente, gostaria de ter conhecido ela antes. Não sei porque demorei tanto tempo! Acho que tive medo de amar ela mais do que Poirot. Porque vocês sabem, quem experimenta Poirot, nunca mais quer saber de outro adoçante detetive. Mas claro, imbecilidade minha. São duas pessoas completamente diferentes, apesar de serem igualmente geniais. Mérito de Agatha. Agradeço a ela todos os dias por isso.
 FRASES DO LIVRO

Algumas frases encantadoras que representam bem Miss Marple:

" São sempre as pessoas terrivelmente cuidadosas que perdem as coisas"

"Tenho receio de não ser tão habilidosa quanto vocês, mas viver tantos anos em St. Mary Mead oferece às pessoas uma certa compreensão da natureza humana" (é o que parece...)

" - Por que diz "que se dizia jardineiro", tia Jane?- perguntou Raymond, muito curioso.
  - Bem, ele não poderia ser um jardineiro de verdade, poderia?- disse Miss Marple. - Jardineiros não trabalham na segunda-feira de pentecostes. Todo mundo sabe disso.
 Ela sorriu e dobrou o tricô."

" Todo mundo é muito parecido. Ainda bem que ninguém se dá conta disso."

OBS.: Começei essa semana "Os Elefantes Não Esquecem", que tem a participação de nossa adorável Ariadne Oliver ( a propósito, descobri que Miss Oliver é viúva e tem uma secretária chamada Srta. Sedgwick, que lamentavelmente está sendo substituída pela Srta. Livingstone, que tem cara de cavalo.)
Elefantes nunca esquecem
E eles nunca perdoam

 Hã? Ah, sim! O que achei do livro? Muitos 'elefantes' até a página 115. Isto é, 'elefantes' estão presentes até nas conversas mais comuns, ao telefone. Pra se ter uma ideia, o título de um capítulo é Resultados do Safari. E olha que a Sra. Oliver nem saiu de Londres! 

   Até agora não deu pra descobrir o que os nossos 'elefantes' não esqueceram. É um crime em retrospecto, há inclusive citações aos outros casos assim de Poirot, como 'Os Cinco Porquinhos' e 'Festa das Bruxas'; resta saber se o assassino será o mesmo disfarçado 'de outra história'. Conto na semana que vem :D .



Nenhum comentário:

Postar um comentário