quinta-feira, 1 de maio de 2014

Nova Resenha: Assassinato no Expresso do Oriente

 Há muito tempo venho querendo escrever sobre esse livro, maravilhoso, diga-se de passagem, e neste fim de semana encontrei tempo(e o livro) disponíveis. Esta história foi a "cartada final", a trama definitiva para mim me apaixonar por Agatha Christie, e começar a admirar as habilidades intelectuais do nosso querido detetive Hercule Poiort. Já de início, vou dizendo: um dos melhores livros da nossa dama, e um crime para ninguém jamais esquecer! 
  Em se tratando da Rainha do Crime, já esperamos todos os finais possíveis, imaginamos várias soluções, tramamos vários motivos e, as vezes, numa súbita lembrança, damos uma de Miss Marple e começamos a relacionar os personagens da história, tão bem construídos por Agatha, com pessoas reais que conhecemos. Eu por exemplo, já cheguei a achar um Hercule Poirot brasileiro! Aposto que se colocasse uma foto dele num post qualquer, vocês, caros leitores, não iriam perceber que se trata de um impostor! Um dia ainda faço esse teste pra ver se alguém percebe ;)


Expresso do Oriente: o trem dos sonhos , pode ser o seu pior pesadelo

O livro começa com um fato intrigante: quando Hercule Poirot vai pegar o Expresso do Oriente, o trem acha-se surpreendentemente lotado, para essa época do ano. São 12 passageiros,quando uma tempestade de neve obriga o trem a parar,e todos ficam completamente isolados. Todos vão dormir, mas a irritação e o frio impedem Poirot de ter uma noite de bons sonhos, e ele acaba observando movimentações estranhas durante a noite. Na manhã seguinte, um passageiro é encontrado morto, brutalmente assassinado, em sua cabine.A porta estava trancada por dentro, e havia um pequeno detalhe: este mesmo passageiro, havia, um dia antes, procurado Poirot para fazer-lhe uma proposta. E para completar o mistério da cena do crime, é encontrado entre os pertences do morto, uma carta. Sim, uma carta reveladora, a Grande pista desta história.
 Então, isto é tudo. Onze pessoas e um crime. Aqui, todos são culpados até que se prove o contrário. E num trem parado no meio do nada, onde o mínimo movimento deixa pegadas sob a neve, onde robes vermelhos flutuam vestindo "fantasmas" e onde a desconfiança, o medo e o desejo de vingança são os únicos sentimentos existentes; um lugar agora está vago. Você pode ocupar esse lugar, leitor, e acompanhar de perto o desenrolar desse crime maravilhoso e surpreendente. 

FICHA TÉCNICA 
Título Original: Murder On The Orient Express
Lançamento: 1/1/1934
Detetives: Hercule Poirot
Minha nota: 9.5
** Existe um livro do autor inglês Graham Greene, lançado em 1932, chamado "Expresso do Oriente". Pra quem não sabe, Agatha era uma das maiores fãs desse escritor, e acredito que tenha se inspirado nesse livro para criar Assassinato no Expresso do Oriente.


 Em breve, uma resenha mais detalhada, com dicas e sobre o filme será postada aqui no blog! 


Boa Semana a todos, e voltem sempre!


Nenhum comentário:

Postar um comentário